terça-feira, 8 de outubro de 2013

χάος Λάσπη

É comum encontrarmos em nossa sociedade costumes, crenças e tradições que sustentam, inconscientemente (ou não), preconceitos que, muitas das vezes, desrespeitam nossa própria inteligência.

Somos livres para buscar o conhecimento do mesmo modo que podemos optar por não buscá-lo e seguirmos cegos e limitados pelo mundo. Entretanto, mais importante do que conhecer, é colocar esse conhecimento em prática e para isso a vida nos coloca frente a grandes possibilidades em nosso cotidiano, das quais, na maioria das vezes, nos desfazemos sem perceber. 

Seu desinteresse por assuntos políticos, causas sociais, entre outros, é fruto da grande manipulação a qual estamos submetidos - mais uma vez, sem perceber. Não precisa ser nenhum "intelectual" pra saber que não devemos aceitar tudo o que dão pra gente. Sabe quando sua mãe dizia "Não coma nada que algum estranho lhe oferecer!" ? Ou ainda, quando ela dizia pra você não confiar em ninguém além de si mesmo? Então, é aí que começa. Você vai continuar digerindo toda essas informações que recebe a todo tempo sem nem ao menos conhecer quem está lhe fornecendo? Vai realmente continuar confiando em tudo o que pregam por aí? Desabituar-se é o primeiro passo. 


Desintegrar-se do meio, encontrar primeiro a si mesmo e, a partir daí, mudar. Mudar por quê? Porque não devemos aceitar aquilo que desrespeita e destoa dos nossos reais valores e o que fere nossa integridade e liberdade enquanto indivíduos livres. Devemos desconstruir padrões, regras impostas por instituições sociais, construir nossas identidades com base em nós mesmos para depois nos integrarmos ao meio.Se você ainda é incapaz de perceber o quão errado está o mundo lá fora, ou se realmente não se preocupa com quem está apanhando porque ama alguém do mesmo sexo, ou porque é negro, etc. PARABÉNS! Você é um abestado e foi moldado "direitinho".



O mundo não é essa maravilha que você vê nas revistas, os maiores terroristas do mundo, definitivamente, não são aqueles professores que levaram borracha da polícia e que você viu ontem no Jornal Nacional. A miséria? Ela existe sim. A violência também. A maldade? Nem se fala. Mas o que, mais do que todos esses, não deveria existir é o seu conformismo diante disso tudo. 



Ninguém muda o mundo do dia pra noite, ninguém faz uma revolução postando teorias políticas no Facebook e debatendo as mesmas pela internet. Bom senso e criticidade são essenciais, eu penso. E pensando assim, creio que não devemos olhar somente para nós mesmos, mas perifericamente, pois se há desordem, não vá pensando que você não tem uma parcela de culpa. Conscientes ou não, somos integrantes desse universo e, conscientes ou não, implicamos e somos elementos fundamentais para o seu funcionamento. Se você já leu Nietzsche, vai entender - ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário